segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Resenha: Mentirosos


Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Ano de lançamento: 2014
Páginas: 271
Nota: 5/5 (Favoritado!)



Sinopse: Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu.




AVISO: PODE LER A RESENHA TRANQUILAMENTE, POIS, ELA NÃO CONTARÁ COM NENHUM SPOILER SOBRE O LIVRO!

Resenha:


     O livro irá começar mostrando como os Sinclair são uma família de aparências e como por simples atitudes eles se reconhecem e contando também um pouco da vida dos Mentirosos alguns anos antes do acidente da Cadence. Isso irá permitir ao leitor uma aproximação "extra" com todos os personagens, já que você fica familiarizado demais com eles e com suas atitudes. Os personagens de segundo plano (todo resto da família Sinclair) também são desenvolvidos, o que faz o leitor se aproximar deles também, de uma forma bem íntima até. 
     Após o acidente da Cadence o leitor vai perceber como essa família vai passar por uma intensa mudança, para os padrões Sinclair de viver, e isso só vai aumentar a curiosidade do leitor com a simples pergunta: "O que aconteceu de tão grave para essas pessoas, justo essas pessoas, mudarem?", e essa é uma pergunta que fica rondando sua mente até você acabar ou descobrir previamente sozinho (como eu) que acidente foi esse. 
    Quando a Cadence volta a ilha, no verão dos 17, tudo está diferente do que o leitor já está acostumado, a casa principal que é a de Clairmont foi a baixo e em cima foi construída uma casa super moderna que em nada lembra a antiga, as tias de Cadence tem atitudes estranhas, os outros Mentirosos estão distantes da família, seu avô está com problemas de memória e ninguém, absolutamente ninguém, tem a permissão de contá-la o que aconteceu na noite do acidente. Isso porque, tudo que a Cadence sabe sobre o acidente são alguns flashbacks sem sentido que ficam passando e repassando na sua mente e o que a sua mãe lhe contou e ela conseguiu guardar. 
     Ao chegar na Ilha, ela vai aos poucos lembrando de coisas que aconteceram no verão do acidente, e as suas memórias desconexas vão começando a fazer sentido até o GRAND FINALE que é capaz de deixar qualquer um de queixo caído. 
      Bom, qualquer coisa que eu falar além disso pode ser spoiler então não vou me arriscar, não tem a menor graça ler esse livro com o spoiler do final, então, fujam dele.
     A narrativa da autora é cativante, ela sabe como usar tudo que tem a seu favor e isso torna a leitura fluída e muito agradável. 
   Mentirosos é aquele tipo de livro que você só vai conseguir largar quando ele acabar e isso possivelmente vai ser ás lágrimas, como eu. 
      É verdade que eu descobri o que tinha acontecido lá pela página 140, mas o motivo disso é eu já ter assistido a um filme que tem o plot igual ao desse livro e é um filme que me marcou muito então quando eu fui vendo as semelhanças e juntando as coisas, puft, descobri, mas isso, obviamente, não tira a grandeza do livro, e também não tira todo o mérito da Lockhart por essa história incrível e surpreendente, até porque, mesmo sabendo mais ou menos o que ia acontecer eu não sabia como tinha acontecido e nem por que tinha acontecido. 
      Enfim, é um livro maravilhoso, que eu indico a todo mundo. Se você quer ler algo estranhamente belo e inteligente leia esse livro, com certeza você vai, no mínimo, adorar.  
      O trabalho da capa ficou muito bom, combinou muito bem com a atmosfera do livro, então, ponto para o selo Seguinte. 


Esse é um livro que sem dúvida vai te tirar o fôlego e te deixar pensando na família Sinclair por muito tempo após o fim da leitura!

8 comentários:

  1. Adorei a resenha! Parece bem legal. Vou anotar aqui o nome dele pra comprar hahaha! Talvez você encontre ele daqui um tempo lá no meu blog!
    Achei o blog um amor, ja tô seguindo <3
    http://invasao-de-pandas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anota mesmo e assim que você ler e vê se faz resenha e manda para eu poder conferir sua opinião ta bom?!
      Beijão.

      Excluir
  2. Oie,

    Estou super curiosa com a leitura desse livro.Só tenho lido resenhas positivas a respeito. Já até o comprei. Mas ainda não tive tempo de ler e acho que apenas mês que vem. Sua resenha está quase me fazendo passar ele na frente de outros livros. >.< Amei.

    Paradise Books BR

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentirosos é mesmo uma leitura fascinante, espero que você adore tanto quanto eu e assim que fizer uma resenha me manda para eu ler :)
      Beijos.

      Excluir
  3. Até agora só li resenhas positivas sobre esse livro, o que me deixa extremamente curiosa para conhecer essa história. Comprei-o na Black Friday e ele finalmente chegou, não vejo a hora de realizar essa leitura. Amei essa capa, ficou linda! Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro ta com todo o gás na comunidade literária e pelo que sei não é só na brasileira é na gringa também, enfim, espero que você leia logo e ame :) hehehe
      Beijos.

      Excluir
  4. Oieee ! Menina, preciso ler esse livro. Só vejo resenhas boas sobre ele e finalmente vou poder ler antes do natal. A capa é a coisa mais linda né? Esse efeito prateado dela . Adorei seu cantinho <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo precisa ler esse livro hahaha
      A capa é linda mesmo o efeito metalizado da uma "certa" atmosfera que o livro precisa sabe? enfim......
      Que bom que gostou daqui e fico muito feliz com a sua visita!
      Beijão.

      Excluir