segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Resenha: Mau Começo


Autor: Lemony Snicket
Editora: Seguinte
Ano de lançamento: 2001
Páginas: 148
Nota: 5/5 (Favoritado!) 




Sinopse: Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere". Em 2005, Jim Carrey estrelou uma versão cinematográfica dos três primeiros livros da série, no papel de conde Olaf.


Primeiramente, tenho que falar que essa resenha vai fazer parte de um projeto que eu estou "participando" de ler todos os livros de Desventuras em Série e resenhá-los aqui no blog, tudo isso inspirado no projeto que a Mell Ferraz do blog e vlog Literature-se (vídeo original) vem desenvolvendo no canal dela, enfim, eu espero que vocês gostem da ideia e caso resolvam fazer o mesmo não se esqueçam de dar os créditos para a Mell!

Resenha:


    O livro já começa com o Lemony Snicket nos falando que se buscamos uma história feliz com um final mais feliz ainda é melhor não "conhecermos" os irmãos Baudelaire. Isso porque, o livro já começa com os irmãos descobrindo que além de perderem sua casa em um incêndio, perderam também os pais, ficando assim órfãos. 
    Toda o enredo vai se desenvolver a partir desse trágico acontecimento, quando os irmãos terão que ficar sobre a "proteção" do Sr. Poe para lhes encaminhar até um tutor que cuidará dos Baudelaire, até a mais velha deles, no caso a Violet que tem apenas 14 anos, completar os 18 anos e poder gerenciar a fortuna deixada pelos pais. 
   O que eu falar um pouco além disso pode ser um spoiler, mesmo o livro sendo bem conhecido (muito por causa do filme) não tenho a intenção de dar spoilers nessas resenhas, porque eu como leitora não gosto de ler resenhas cheias de spoilers então não vou fazer isso aqui. 
   Falando um pouco da escrita, o Lemony Snicket tem uma escrita irônica, sarcástica e extremamente fluída. Um dos motivos para o livro ser tão rápido e o apego quase que imediato que você desenvolve pela Violet, pelo Klaus e pela Sunny, ou seja, você não sossega até saber como eles vão ficar no final e como eles vão se livrar do insuportável Conde Olaf. 
   O ponto mais positivo dos livros dessa série (falo isso pelo fato de já estar lendo o 5) é que tudo que o autor coloca é extremamente necessário, então o livro não tem nenhum mimimi, nenhuma enrolação que possa cansar o leitor. 
   Apesar do livro ser considerado infanto-juvenil tem muitas ironias e críticas do Lemony que só pessoas um pouco mais velhas iram conseguir captar, então, se você se acha "velho" demais para essa serie, repense essa ideia. 
   O final é extremamente bem feito, encerra a primeira desventura desses irmãos de forma majestosa, e te deixa extremamente ansioso para a próxima "batalha" desses órfãos x o pérfido Conde Olaf. 
   Todo o aspecto gráfico desse livro é maravilhoso e isso só contribui para fazer a leitura ainda mais maravilhosa, então, parabéns a Seguinte pelo belo trabalho! 
                          

Enfim, esse é um livro delicioso de ser lido, e já adianto que com o decorrer da serie os livros só vão ficando melhores. Espero que essa resenha tenha servido para lhe motivar a dar uma chance a esse história incrível e cativante que me fez aplaudir o Lemony Snicket vulgo Brett Helquist.

16 comentários:

  1. Oh Gente! Adorei sua opinião sobre o livro, eu estou com essa serie inteirinha aqui em casa, mas ainda não criei coragem para ler porque a serie é enorme e estou com medo de iniciar a leitura e não gostar, eu digo para mim mesma que ainda não é o momento certo para começar a ler essas serie, mas sabe lendo sua resenha acho que esse era o empurrãozinho que faltava, já que não li muitas resenhas a respeito dessa obra! Parabéns pela resenha.

    ah! É a primeira vez que venho aqui no seu blog e gostei bastante e já estou te seguindo, te convido a fazer o mesmo, fico grata desde já! :)

    xoxo!
    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem todos em casa? Menina vai ler pelo amor de Deus hahahahaha. Sério, aposto que você vai se divertir muito com a história dos irmãos Baudelaire :) Beijos e obrigada pela visita ao blog!

      Excluir
  2. Heey ! Quero muito ler essa coleção, mas sempre encontro os livros em um valor caro demais. Então ele está aí na minha interminável lista de leituras. Adorei o blog, é lindo >< , seguindo *u*

    Bjoos Miih

    http://bookscoffeeandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo foi assim também, queria essa coleção a mais de um ano quase e sempre tava em um preço salgado, aproveitei a black friday e fui feliz hahahaha :) Beijos lindona e espero que logo você consiga "riscar" esses livros da sua lista de desejados! :)

      Excluir
  3. Oie,
    nossa só eu não curti este livro?
    Li por pura curiosidade, mas não curti muito. Não acho que vou ler o resto da série.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Mas eu acho que cada um é cada um mesmo, uma coisa que eu adoro outra pessoa pode não gostar e também acho que o Lemony Snicket é o extremo de amor e ódio então vai ver não funcionou para você :( Beijos linda e obrigada pela visita ao blog! :)

      Excluir
  4. Oii, tudo bem?
    Parece interessante, quem sabe um dia tenha a oportunidade de ler :)
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem sim e você? hahaha
      Espero que você tenha mesmo oportunidade de lê-lo um dia!
      Beijos lindona :)

      Excluir
  5. Oláa!
    Nossa eu sou maluca para ler essa série, pretendo comprar o box em breve e começar a leitura, pois faz muuuuuuuito tempo que estou querendo. E tua resenha me fez ficar com mais vontade ainda!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você consiga comprar logo o box e assim que ler venha aqui comentar comigo ok?
      Obrigada por visitar o blog!
      Beijos :)

      Excluir
  6. Eu já resenhei este livro! É simplesmente maravilhoso! Quero muito ler a continuação, mas ainda não comprei os livros e não gosto muito de ler em pdf (o primeiro li em pdf mesmo). Enfim, amei sua resenha!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou e espero que logo consiga comprar a caixa com todos os livros, ok?!
      Beijão :)

      Excluir
  7. Olá,
    Tudo bem...
    Já ouvi falar muito desta serie, mas nunca me interessei, mas depois desta resenha, estou apaixonado. <3
    Parabéns...

    ~ Aguardo sua visita e seu comentário ~
    www.livrosmitologiaeromance.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio que eu te motivei a ficar interessado pela serie? que notícia maravilhosa, fico muito feliz com isso!
      Obrigada e beijos :)

      Excluir
  8. Oi flor, adorei o blog e a resenha...impossível não se encantar por essa série. Gosto muito da narrativa de "Lemony", seu sarcasmo, kkkkkk
    Já li todos os 13 livros, mais a Autobiografia não autorizada (em busca de maiores explicações) e os dois livros da nova série do autor, Só pergumtas erradas. É eu realmente gosto muito das obras dele....kkkkkk

    Obrigada pela visita no Literaleitura...já estou seguindo. Parabéns

    Beijokas da Quel
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa fico muito feliz que tenha gostado do blog e da resenha, muito feliz mesmo :)
      Estou lendo o 5º livro de Desventuras em Serie e já sei que provavelmente vou ler tudo que o "Lemony" publicou e publicará hahaha
      Obrigada pelo comentário!
      Beijos.

      Excluir