quarta-feira, 14 de maio de 2014

Resenha: A Invenção de Hugo Cabret


Autor: Brian Selznick
Editora: SM
Ano de lançamento: 2007
Páginas: 534
Nota: 5/5 (Favorito)


Sinopse: Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo toma conta dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento da máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato: ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto.Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e uma homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.


Resenha:

Primeiramente eu sinto quase que como uma obrigação falar do aspecto visual desse livro, que é o mais incrível possível, tirando a capa que já é belíssima e extremamente intrigante, o livro por dentro, é de uma beleza ainda maior, os desenhos dão uma atmosfera ainda mais sombria e densa para a estória, a cor preta e a moldura na borda das páginas passa uma visão um tanto quanto retrô e a diagramação é impecável.

(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA)
Entrando agora realmente na resenha do livro, tenho que confessar que o li em apenas um dia, e mesmo assim ainda tentei "economizá-lo", é aquele típico livro que você anseia saber o final mas não quer que ele termine, enfim, contraditório. 

O Brian tem uma escrita simples, porém refinada, ele consegue te mostrar tudo que deseja no texto e nas imagens sempre precisar de muito uso das entrelinhas, mas, não pense que por isso, é um livro simples, infantil, e que não irá te fazer pensar nele após a leitura, muito pelo contrário, julgo quase impossível ler esse livro e não ter sua curiosidade sobre origem do cinema aguçada, de querer entrar nesse mundo de Hugo, de querer entender absolutamente tudo, eu tive vontade de conversar com esses personagens, queria ver Hugo e Isabelle crescerem, sabe aquele instinto "mãezona" quando você acaba um livro onde se apega tanto aos personagens que se pudesse veria cada momento da vida deles?! Foi essa a sensação que eu tive.  

O livro inteiro gira em torno de um mistério, que foi explicado e resolvido da melhor forma possível pelo Brian, não é nada decepcionante, como uma leva de livros "adultos" e policiais que no final você pensa: "sério que é SÓ isso?" não, na vida de Hugo Cabret nada é SÓ isso, se é que vocês me entendem. 

A combinação de texto e imagem é realmente primorosa, o livro é o tempo todo em movimento, em vários momentos, para não dizer em todos, eu me senti na cena observando os personagens, correndo com eles, investigando, andando pela estação, enfim, uma sensação única, que não tive com livro nenhum. 

Todos os personagens em suas determinadas funções para a estória são bem desenvolvidos, inclusive nesse livro você nota nitidamente o valor de todos os personagens secundários, absolutamente todos tem o seu momento ápice na trama, são importantes para alguma coisa, ninguém está lá apenas por está, e quando se encerra o livro, o leitor fica com a sensação de que realmente acompanhou uma estória em que tudo e todos eram importantes, uma estória em que não se perdeu tempo com mimimi, com personagens que somem ou que são irrelevantes, em A Invenção de Hugo Cabret todo personagem tem sua contribuição relevante para o começo, o meio e a conclusão desse mistério e da estória de Hugo, e esse livro ainda é considerado por muitos APENAS um livro infantil... deixo aqui minha súplica para que ignorem ou para que repensem qualquer opinião negativa por achar o livro uma leitura para um público "exclusivamente" infantil, não, esse livro para mim serviu como um exemplo de que é possível sim, sair de uma leitura me sentindo apenas feliz, grata, sem a sensação de que fui enganada, de que personagens sumiram ou não foram bem explorados, não, nesse livro, eu senti que obtive dele tudo que ele poderia me oferecer e sai com a certeza de que o Brian fez isso da melhor forma possível, agarrando todas as suas possibilidades e colocando todos os personagens da sua trama em ação. 

Obviamente é um livro que eu indico a todo mundo, quem tiver a oportunidade de mergulhar na vida de Hugo Cabret o faça, é um livro que provavelmente irá lhe marcar de alguma forma, e eu espero que seja da melhor forma possível, assim como foi para mim! 


6 comentários:

  1. Olá, eu não vi o filme e também não li o livro, mas gosto muito de histórias assim! Amei sua resenha, muito bem escrita, parabéns!!!

    Beijinhos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa muito obrigada pelos elogios, fiquei muito feliz :)
      E leia sim o livro, aposto que vai adorar hahaha
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Wilma!

    As gravuras de Hugo Cabret são lindas! Mesmo assim, a história não me puxa, portanto não sei se pretendo lê-lo.

    Beijos,
    Gabe
    www.sixdoe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu amo uma história de mistério e tudo que envolve artes cênicas me atrai, e o livro fala sobre origem do cinema então <3 virou favorito, se você puder dar uma chance em e-book, sei lá, dê!
      Beijos :)

      Excluir
  3. Wilma! Nunca comprei esse livro porque sempre vejo ele muito caro, mas quero muito lê-lo. As imagens são lindas, tanto quanto a história.

    Bjs,
    leemporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o problema desse livro é justamente o preço, mas no dia em que tiver oportunidade não hesite e compre :)
      Beijos!

      Excluir