domingo, 6 de abril de 2014

Resenha: Eleanor e Park



Autora: Rainbow Rowell.
Editora: Novo Século.
Páginas: 325.
Nota:   



Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo. 

Tem um ditado popular que resume a minha sensação com esse livro, o fato é que: "fui com muita sede ao pote".  O burburinho a respeito desse livro e do quão perfeito ele era me fizeram criar uma expectativa assombrosa a respeito da trama, dos personagens, da autora, e no final tudo "" foi bom, esse o problema da maldita expectativa literária, você sempre sai da leitura sentindo que faltou, mas nesse caso acho que umas "escolhas" da autora ajudaram também... droga de expectativa! 

Eu passei a leitura inteira esperando pelo ápice da estória, e pelo desenvolvimento de certos personagens secundários que veio a não acontecer.
 O fato é que a estória de vida da Eleanor é tão mais interessante que a do Park e eu senti que ficaram tantas brechas que tinham a necessidade de ser exploradas e explicadas e que não foram. A autora merece aplausos quanto ao trabalho de construção dos personagens principais, mas ela começa a desenvolver alguns personagens secundários, deixa o leitor curioso, e depois simplesmente decide parar e focar absolutamente na Eleanor e no Park, e talvez essa seja uma das coisas que mais me desagradaram, pelo simples fato de que eu não consegui gostar do Park, não achei o personagem intrigante, não tinha vontade de acompanhar a vida dele, eu sentia os dilemas do Park tão superficiais, como se ele fosse um menino querendo atenção e só, enquanto coube a Eleanor trazer todo o drama real da trama. 

Não tenho nada a me queixar sobre qualquer dificuldade de leitura, muito pelo contrário, a autora opta por capítulos curtinhos, ainda divididos entre os protagonistas, o que só deixa a leitura ainda mais fluída, tanto é que consegui ler o livro em 2 dias. 

Outra coisa que me incomodou ao final da trama foi que eu fiquei com muitas perguntas e poucas respostas, senti como se autora tivesse dito "vou deixar algumas pontas soltas, caso o livro seja de grande sucesso e queria escrever uma continuação..." e isso me deixou extremamente frustrada. 

O saldo final foi expectativa de livro favorito, nota 5, excelente, e ele só foi bom. 

Eu ia escrever essa resenha no dia que acabei de ler o livro, mas preferi analisar um pouco, se o que prejudicou o livro foi a minha expectativa ou se não me dei bem com a autora e suas escolhas mesmo, e depois de dias matutando sobre isso cheguei a conclusão que foi um pouquinho de ambos. Eu ter ido com muita expectativa me fez idealizar toda uma trama complexa, super dramática, totalmente inovadora, e quando eu me deparei com uma leitura boa, uma trama simples, dramática mas não extremamente dramática (por opção da autora ela tinha pano para manda e poderia fazer uma estória com uma carga de drama imensa), e apenas diferente eu me decepcionei e fiquei pensando no porque de tantas pessoas acharem esse livro tão incrível... o triste é que não cheguei a uma resposta para essa pergunta também, enfim, é um bom livro, e se me perguntarem se eu indico a resposta é sim, indico a todo mundo, é uma leitura além de rápida que vale a pena e merece um certo crédito. 

Duas dicas que eu dou para quem está pensando em ler esse livro é que primeiramente: Pula a primeira página do livro (a que tem antes do primeiro capítulo) de certa forma ela dá um spoiler gritante e se você detesta spoiler's é certo que vai se incomodar, porém se você é desses que ler a uma página do livro não tem problema algum ler essa primeira página. E segundo e mais importante: vá sem expectativa, aliás, tente ir sem expectativa para qualquer leitura, isso é uma meta de vida para mim, assim cada surpresa boa que tiver no livro vai ser uma coisa excelente, maravilhosa, inesperada e não só mais uma coisa. 


10 comentários:

  1. Adorei ver que você resenhou esse livro por que ontem mesmo eu estava me perguntando se deveria ou não lê-lo. Estão falando tanto dessa história que eu fiquei muito curiosa e já estava nutrindo certa expectativa. Sua resenha serviu pra eu colocar os pés no chão novamente hahaha! Pior coisa que existe é ficar desapontada com algum livro!

    Beijos
    aquelaborralheira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, expectativa é uma droga com qualquer livro :( mas que bom que você gostou da resenha, fico muito feliz.
      Beijos!

      Excluir
  2. Chato isso. Eu vi tanto borburinho por esse livro, mas é bem assim mesmo, a gente vai achando que é x³ e na verdade é x-1.
    Mas ao menos a leitura foi boa e correu rapidamente. Chato mesmo é quando o livro é ruim, ruim de verdade e a leitura se arrasta. rsrsrs

    Beijos

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  3. P.S: Seguindo aqui seu blog =)

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  4. Willma! Que triste, estava tão animado com esse livro e lerei (minha expectativa baixou de 10 para 3). Já tive várias leituras assim, infelizmente. Bjs, leemporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. meio difícil pq todo mundo falou bem desse livro, mas enfim tem outros livros na minha lista de espera,vou deixar esse pra quando ele estiver menos pop

    ResponderExcluir
  6. Que blog lindo *-----*

    Adorei a resenha.
    Bjs ;*
    http://maisumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito obrigada, adorei seu blog também :)
      Bjs!!!

      Excluir
    2. Adorei a resenha, e o blog !!
      Já estou louca para ler esse livro, vi muitas resenhas positiva c :

      Faça uma visita lá no meu blog, adoraríamos te-la por lá

      Beijos Ketlin,
      http://www.agarotaeoseulivro.blogspot.com.br/

      Excluir
    3. Nossa, que bom que gostou do meu cantinho hehehe
      É um livro de todo bom, só que não é tudo isso que falam, pelo menos não foi para mim :(
      Enfim, vou visitar seu blog sim, sempre gosto de conhecer novos blog's literários, bjs!

      Excluir