sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

TAG: Problemas de um leitor


Olá galera, tudo bem com vocês? comigo está tudo ótimo!
Hoje eu venho responder uma tag que que, particularmente, adoro ver as respostas alheias hahaha
Essa tag foi criada por um canal gringo mas foi traduzida pela Tati Feltrin do Tiny Little Things (vídeo original) e a tag vai consistir em falar sobre alguns problemas que todo leitor passa ou vai passar em algum momento (o nome já é bem auto explicativo né?!), enfim, vou deixar de conversa fiada e vou responder logo a tag! 


Perguntas:

1. Você tem 20 mil livros para ler. Como você decide o que vai ler? 
Bom, quando eu vou ler qualquer coisa eu sempre levo em consideração o que eu estou com mais vontade de ler naquele instante, e isso depende totalmente do meu humor, por isso que metas preestabelecidas não dão muito certo comigo e me forçar a ler um livro que eu não estou com vontade eu também não forço então, leio o que estou a fim de ler no momento. 

2. Você está no meio de um livro, mas não está gostando. Você para ou continua?
Depende muito. Se for um livro que é super indicado ou se for um autor que eu realmente goste eu tento prosseguir com a leitura, dar uma chance ao livro, mas caso não role de jeito nenhum ou a história não me prenda em nenhum ponto, eu abandono. Confesso que antes eu tinha mais dó de abandonar livros pela metade, mas hoje em dia estou adotando a política do "A vida é curta demais para ler livros ruins ou que não me prendem!" e está dando certíssimo para mim. 

3. O fim do ano está chegando e você está perto, mas não tão perto de finalizar sua meta de leitura. O que você pretende fazer e como?
Então, eu não me estabeleço muitas metas de longo prazo, não fico me impondo ler certa quantidade de livros, eu tenho vontade sempre de ler mais do que o ano/mês anterior ou ler o mesmo número de livros mas caso não dê eu também não fico pirando, afinal, o livro não vai fugir da minha estante. 

4. As capas de uma série que você ama são horríveis! Como você lida com isso?
Se eu já amo a serie eu não vou ligar tanto para a capa né?! Pelo menos para mim essa é a lógica, a capa é "determinante" na hora de te chamar atenção para o livro mas depois que você já ama o livro elas não são fator determinante para nada, são só um complemento, se forem lindas ótimo e se não forem paciência, não vou deixar de amar e indicar a serie a todo mundo por causa da capa. 

5. Todo mundo, incluindo sua mãe, gostam de livro que você não gosta. Como você compartilha esses sentimentos?
Graças ao bom senso eu sei conviver perfeitamente com pessoas que não gostam de livros que eu amo e com pessoas que amam livros que eu não gosto. Eu compartilho minha opinião, falo o motivo de não ter gostado do livro e a pessoa, certamente, vai falar os motivos pelos quais gosta e fica por isso mesmo, sinceramente, nunca briguei por nada assim.

6. Você está lendo um livro e você está prestes a começar a chorar em público. Como você lida com isso?
Está ai um probleminha que eu tenho, ODEIO chorar em público, então se eu sei que um livro tem uma carga dramática e que corre risco de eu chorar no meio da leitura eu deixo ele para ler nos momentos em que estou em casa, no meu quarto, sozinha. E caso aconteça de um dia eu sentir vontade de chorar em público vou ficar com livro bem na cara e rapidinho enxugar as lágrimas. 

7. A sequência do livro que você ama acabou de sair, mas você esqueceu parte da história anterior. Você lê o anterior novamente? Pula para a sequência? Lê uma sinopse ou resenha? Chora de frustração?!
Isso ai depende também, se o livro for curtinho e rápido de ler eu releio o livro, agora se for um livro grande com um leitura não muito fluida eu procuro resenhas ou releio algumas partes do livro para tentar relembrar a história, 

8. Você não quer que ninguém, NINGUÉM, pegue seus livros emprestados. Como você educadamente diz às pessoas NÃO quando eles perguntam?
Se a pessoa vai te pedir um livro emprestado ela sabe que corre o risco de receber um não né?! Sendo assim, eu tento falar da forma mais educada que não empresto aquele livro ou que não empresto meus livros, enfim, seja por experiências de pessoas que não devolveram ou que devolveram em um estado que não foi o que eu emprestei ou se for puramente por ciúme com meus livros eu vou falar a pessoa. Tudo depende da forma como você fala, se for educadamente acredito que a pessoa não vai ficar com raiva de você. 

9. Déficit de Atenção. Você não conseguiu ler os livros que queria no último mês. O que você faz para voltar a ler mais?
Isso vai depender do motivo pelo qual eu não li. Se for porque foi um mês atribulado e cheio de coisas para fazer ou um mês estressante eu não vou fazer nada, isso é normal, o mesmo se o motivo foi um livro que demorei para ler, não vejo solução para isso. Agora se for por causa da maldita "ressaca literária" eu tento procurar um livro de algum autor que eu ame ou de algum autor que eu sei que a escrita flui muito bem para assim voltar ao "ritmo" normal de leitura. 

10. Há muitos livros novos que foram lançados e que você está morrendo de vontade de ler! Quantos deles você realmente compra?
Os que o dinheiro der, hahaha. Calma, eu vou obviamente tentar ver os que realmente me interessam e os que são indispensáveis para o momento e a partir dai eu tento comprá-los. 

11. Depois de ter comprado os novos livros que você tanto queria, quanto tempo eles ficam em sua prateleira antes de você realmente ler?
Esse acho que esse é o maior problema de qualquer leitor. Você quer o livro, compra e simplesmente demora meses para ler, PORQUE MUNDO? Enfim, isso vai depender da minha disposição, das leituras que tem na frente (se bem que eu burlo isso o tempo todo) e de como eu acho que o livro vai ser no quesito de facilidade para ler,  se vai ser rápido para não "atrasar" outros livros, ou seja, não tem um prazo muito correto quanto a isso. 

Bom, essa foi a tag pessoal, espero que vocês gostem e se responderem ou já tiverem respondido deixem o link do post nos comentários para eu poder conferir ok?!
Beijos.

15 comentários:

  1. Olá, adorei a tag e conhecer mais uma pessoa de Recife - PE, assim como eu, tamos juntos \o
    Pergunta, posso responder essa tag em meu blog?
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Claro que pode, depois me manda o link para eu conferir suas respostas :) Beijos.

      Excluir
  2. Gosto muito dessa tag e tem algumas resposta que são bem parecidas comigo, principalmente sobre o que ler e ter metas, sempre escolho o livro pelo o que quero ler no momento, metas não combina muito comigo rs.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana saber disso, acho que escolha de livro para ler tem que ser assim mesmo: baseada na vontade do momento, caso contrário à leitura acaba não fluindo e nem agradando. Beijão!

      Excluir
  3. Oii Wilma, tudo bom?
    Adoro essa tag kkkk gosto muito de ver as respostas dos outros tambem. Preciso fazê-la em meu blog algum dia. Gostei muito das suas respostas =D
    "Os que o dinheiro der" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Muito eu isso.
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo, espero que com você esteja tudo certo também :)
      Faz mesmo, essa tag é muito bacana!
      A mais pura verdade isso, hahahaha.
      Beijos.

      Excluir
  4. Olá linda, tudo bem?
    Estou passando aqui para dizer que eu adorei o seu cantinho, principalmente por conta da TAG que você respondeu. Gostaria de te perguntar se eu poderia fazer em meu blog uma hora dessas, pois já tem tempo que não faço nada desse tipo lá no I LOVE MY BOOKS. Espero gostar bastante de responder essas perguntas, porque muito das coisas que vc fala eu me identifiquei como ler livros dependendo do momento. Mas diferentemente de vc, eu agora optei por fazer sorteio para ler certos livros, mas uma das minhas regras é quando eu sortear um livro e não ser um que eu não esteja afim de ler no momento eu sorteio novamente. Pelo menos assim eu acabo sorteando algum que eu esteja afim de ler ou não hahahaha...enfim...Mas adorei a tag. Vou ver se faço em meu blog qualquer hora dessas.

    Outra coisa, vc poderia também me seguir?
    Já estou te seguindo tá? Espero que possamos ser boas amigas
    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá flor, tudo bem sim :)
      Fico feliz que tenha gostado e claro que pode responder a tag, inclusive vou adorar ver suas respostas!
      Eu tenho uma TBR também, mas confesso que não sei quando vou fazer sorteios nela, acho que só quando eu não souber mesmo o que ler sabe? (ultimamente eu estou sabendo bem o que quero ler, GRAÇAS)
      Enfim, obrigada pelo comentário :)
      Beijos!!!

      Excluir
  5. Amei essa tag, perfeita! Acho que vou responder e dizer que vi aqui é claro.
    Adorei as suas respostas.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
  6. Que tag mega interessante. São realmente todos os problemas que um leitor enfrenta. Como eu me identifiquei, fiquei até animada pra responder também. :)

    Bjs bjs bjs Mih!
    Paradise Books || @ParadiseBooksBr || @Mih_Francielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, então responda mesmo, acho essa tag super "verdadeira" sabe? Todo leitor passa por esses problemas :(
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Wilma, tudo bem com você?
    Adorei suas respostas! Já vi essa tag em vários blogs e canais, mas ainda não a respondi em meu blog. Adoro o seu blog, sucesso com ele!

    Beijos
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  8. Willma, te confesso que nunca li tantas verdades sobre MIM! Hahaha, não tem como um leitor de verdade não se identificar com esses dilemas!

    Beijão, Miguel.
    Parágrafos & Capítulos || @PrCapitulos

    ResponderExcluir
  9. Olá, Willma, tudo bem?
    Amei a tag, vou responder em breve lá no LC!

    Beijos.
    http://leitora-criativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir