quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Resenha: O Doador de Memórias


Autora: Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Ano de lançamento: 2014 (minha edição
Páginas: 190
Nota: 5/5




Sinopse: Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora - o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes. Uma única pessoa é encarregada de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar. 



Resenha:

   
   Primeiramente, preciso ressaltar que a premissa desse livro é uma das melhores que eu já li na minha vida. Toda a ideia desse livro é fantástica, tudo que a autora quer passar é intenso, é uma distopia que se você REALMENTE ler, ficará assustado.
   Bom, o livro é narrado em 3º pessoa e pelo protagonista ter apenas 12 anos imaginei que poderia haver no livros certas "mimimices" da idade, ainda bem, estava totalmente enganada. O protagonista é muito maduro para idade que tem e isso é totalmente justificado no livro, então não se torna estranho, você não fica pensando "ei, mas ele só tem 12 anos", você entende todas as facetas do personagem pela sociedade distópica que a Lowry criou. 
   Por falar em sociedade distópica, que construção incrível, a autora conseguiu me deixar de fato angustiada com aquelas pessoas, com aquela utopia. Tinha momentos em que eu ficava sufocada junto com o Jonas. 
   Os personagens são muito bem desenvolvidos pela autora de forma primorosa. Ela vai te contando as coisas e você vai se envolvendo com cada um, tentando descobrir seus segredos, suas diferenças (apesar da mesmice), e a autora te faz querer mais do que tudo que essas pessoas acordem, que essas pessoas percebam o quão falso é a realidade em que elas vivem, você fica com vontade de entrar no livro e sair gritando com todos para que eles acordem e é ai que você percebe o quão está apegada a esses personagens e o quanto a autora é maravilhosa por só te fazer perceber isso em um momento de aflição. 
    Quanto a escrita da Lois Lowry, achei uma escrita bastante fluída, tinha vários momentos em que eu me via querendo economizar o livro para ele durar mais um pouquinho, mas a autora tem mania de terminar os capítulos em cliffhanger então fica complicado não ler o próximo, e o próximo e próximo... e quando percebi faltavam 10 páginas para acabar o livro.
    O livro é todo cheio de críticas, algumas indiretas e outras diretas, e conversa perfeitamente com a realidade em que vivemos hoje, por isso pode ser tão assustador. Eu me via várias vezes pensando coisas do tipo "Será que se continuarmos assim esse vai ser o nosso fim?" e isso é algo assombroso, já que a vida dessas pessoas é um enorme vazio, ninguém vive de verdade sem memória.
    A autora quer mostrar uma ideia de como tudo pode acabar se não mudarmos a NOSSA realidade, ela quer mostrar o que acontece quando se é privado de memória, ela destrói a ideia de utopia plena e faz isso perfeitamente. O livro todo é um aviso para pessoas que vivem querendo impor padrões, restringir conhecimento, enfim, o livro é uma crítica para boa parte da nossa sociedade, vamos combinar, o livro conversa com a nossa realidade diretamente.
   Por fim, é um livro que com toda certeza deve ser lido por todas aqueles que como eu são fissurados em distopia e merece também ser lido por aqueles que querem dar uma chance ao gênero ou uma nova chance, enfim, é um livro que merece ser lido por todos. 
     A sequência do livro já saiu e se chama A Escolhida (eles não traduziram o título original ao pé da letra o que me deixou irritada) e obviamente eu estou ansiosíssima para ler, e assim que ler venho aqui e conto a vocês ok?! 




Então, esse é um livro maravilhoso e combina muito bem com a atmosfera natalina que imaginamos para a época já que tem várias cenas que se passam na neve. Realmente espero que vocês tenham ficado com vontade de ler e deem uma chance!
Beijos!

18 comentários:

  1. Adorei a resenha.
    Não conhecia esse livro, mas ja ouvi comentários positivos sobre ele.
    AAAA, adorei a parte de que ''varias cenas se passam na neve'' haha
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado hahaha :) Obrigada pelo comentário! Beijos e FELIZ NATAL!!!

      Excluir
  2. Wow! Que resenha incrível. Amei ler cada uma das suas palavras nesse post.
    Super curiosa para ler esse livro que tem uma sinopse muito chamativa, sem contar que a capa é bem bonitinha.
    Abraços
    http://blog-leiturasfemininas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, muito obrigada mesmo pelo elogio :)
      Leia e depois me conte o que achou certo?
      Beijos e FELIZ NATAL!

      Excluir
  3. Oii Willma. Como vai?
    Li O Doador de Memórias também recentemente, e adorei =D Achei muito bacana às críticas que a autora fez e o paralelo que pode ser feito com nossa sociedade. Muito muito legal mesmo =D
    Tambem quero ler A escolhida logo, mas desanimei um pouco quando descobri que não é uma continuação =/.
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou bem e você?
      Espero que esteja tendo um ótimo natal!
      É muito bom mesmo o livro e eu não sabia que não era uma continuação, até porque pelo que pesquisei é uma serie de 4 livros então jurava que era sequência :( Mas mesmo assim quero ler, amei a escrita da autora e o plot do livro! :)
      Beijão!

      Excluir
  4. Willma, você conseguiu me convencer que devo dar uma chance para esse livro. Confesso que os livros de distopia contemporâneo não me chama atenção, gosto mais dos clássicos, mas esse fiquei realmente curiosa para ler.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, fico muito feliz com isso, muito feliz mesmo :) hahaha
      Espero que ame a leitura tanto quanto eu!
      Beijos.

      Excluir
  5. Confesso que não sou muito fã de distopias, então te falo verdadeiramente que não ia ler esse livro, ainda mais por conta de ter saído livro e filme na mídia quase junto (acho isso muito suspeito kkkkkk), mas para quem gosta a história me parece muito bem amarrada. Quem sabe eu leio né?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você dê uma chance, é uma história realmente muito boa, o fato de ter feito o BUM foi por causa do lançamento do filme mas o livro é de verdade muito bom!
      Beijão.

      Excluir
  6. Willma, eu amei esse livro quando li!
    Realmente é uma premissa ótima para distopia, e que te faz ficar assustado porque mexe com algo que somos, que crescemos aprendendo e sentindo... e TIPO, WHAT para eles sabe
    Enfim!
    Adorei a sua resenha, vejo que gostou tanto quanto eu :D
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina, é algo que nos vivemos e somos acostumados e ver eles totalmente sem memória, sem passado, é algo angustiante.
      Fico muito feliz que tenha gostado :)
      Beijão!

      Excluir
  7. eu gostei muito desse livro.
    não cheguei a ver o filme, mas o livro com certeza vale a pena.
    só n gostei do final pq tipo eu fiquei louca pra saber se deu tudo certo e me vem essa continuação (estou lendo atualmente por sinal) que não começa de onde esse parou e isso está me deixando louca.

    http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, me falaram que a "continuação" não é bem uma continuação sabe? Eu não entendi muito bem porque ainda não li mas mesmo assim estou muito ansiosa, me fala o que você achou assim que terminar de ler combinado?!
      Beijos.

      Excluir
  8. Eis minha leitura atual. Tô achando o livro bem mais ou menos e muito parecido com outras estórias que já conheci, o que tá me incomodando um pouco. Mas ainda assim irei até o fim, pois promete uma emoçãozinha com o desenrolar da trama. Seguindo também seu blog! ;)

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio que você está achando parecido com outros livros que já leu? Eu NUNCA li algo como esse livro :o
      Espero que sua leitura melhore!
      Beijos!

      Excluir
  9. Olá!
    Adorei a resenha, sou louca pra ler esse livro!
    Beijos
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado :)
      Espero que logo logo leia o livro!
      Beijão.

      Excluir