quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Finalmente li: Jane Austen


Olá pessoal, tudo bem? espero que sim.
Então, esse post vai fazer parte de um projeto que estou querendo desenvolver no blog e vai consistir basicamente em ler autores clássicos e vim comentar o que eu achei da leitura aqui com vocês. Eu já tive essa ideia a algum tempo, por querer mesmo ler novos livros clássicos e também por querer conhecer outros autores clássicos e sair da minha "zona" de conforto, ou seja, não só ler os mesmos autores clássicos que eu já estou acostumada e por isso tenho mais "facilidade" em ler.
Estou pretendendo que seja 1 post desse por mês, o que significa que tentarei ler um clássico a cada mês e possivelmente um autor clássico "novo" a cada mês. (espero que isso dê mesmo certo)
Enfim, vou deixar de lenga lenga e falar logo para vocês um pouco da minha experiência inicial com Jane Austen.

Finalmente li: Jane Austen 

 
    Eu decidi começar a ler Jane Austen pelo livro dela em que o enredo mais me chamava atenção, e o livro foi A Abadia de Northanger. Nesse livro a Srta. Jane Austen vai fazer uma paródia com os romances góticos que eram publicados na época em que o livro foi escrito entre 1798 e 1799, principalmente os romances góticos de Ann Radcliffe (que deveria fazer bastante sucesso na época) e que foi uma das pioneiras no romance gótico. No livro a Jane Austen faz uma menção a uma determinada obra que é intitulada Udolpho e que a Catharine (personagem principal) está lendo. No livro ela também ironiza com outras obras e autores mas o foco principal é na Ann Radcliffe e nos livros que saíram na época em que a Jane Austen escrevia o romance e isso é deixado bem claro para que ninguém leve a paródia da Jane para os dias atuais já que o subgênero de romance gótico se modificou bastante nos 211 anos que se seguiram desde que foi escrito até agora. 
    Enfim. a protagonista é fissurada nesse tipo de livro e ela meio que sonha em ser como as heroínas desses livros, sonha em passar pelas mesmas "aventuras" e quando surge a oportunidade dela ir parar em uma Abadia (construção muito antiga e "colossal") a personagem acredita que irá vivenciar lá as mesmas experiências que as heroínas que tanto admira vivenciaram nos livros que tanto ama, e é a partir desse momento que a Jane Austen começa a parodiar e ironizar de forma mais clara todos esses romances góticos. 
    Na minha concepção o que influencia muito para o primeiro bom contato com um autor clássico é a escolha da primeira obra que você vai ler e, nesse quesito não posso me queixar, pois meu primeiro contato com a Jane Austen foi maravilhoso, e creio que muito disso também se deve ao fato de eu já ter lido um romance gótico (que diga-se de passagem, é um dos meus livros preferidos) então entender um pouco mais sobre a "origem" desses livros mesmo que de forma parodiada pela Jane Austen foi ótimo.
    Além de torcer para o romance principal eu me vi apegada a todos os aspectos da história, eu me vi envolvida com todos os personagem seja para amar, detestar e até mesmo odiar (uma montanha russa de sentimentos) e além de tudo sempre que eu precisava deixar o livro eu tinha aquela sensação de "ah, quero ler só mais um pouquinho", e como todos os leitores sabem, apesar dessa não ser uma sensação boa (ter que deixar o livro e ficar querendo lê-lo) é uma prova mais que clara de que você está, no mínimo, intrigado com a história, no meu caso eu estava amando mesmo. 
    Não tive dificuldade com a escrita da Jane Austen, até pensei que teria por ela ser uma escritora de romance e esse não ser meu gênero "queridinho", mas a escrita da Jane se mostrou muito fluída e saborosa. 
   A construção desses personagens, ao meu ver, foi impecável e sábia. O leitor sabe o que pode esperar de cada personagem antecipadamente e isso só prova o quão envolvido você fica com cada um e o tanto que a Jane Austen foi inteligente na construção dos mesmos.
    O livro me surpreendeu porque pelo título eu pensei que quase todo o livro se passaria na abadia porém creio que menos de 100 páginas se passem na dita cuja, e isso em qualquer outro livro teria me deixado extremamente decepcionada, mas pela história ser tão completa e tão boa eu acabei por compreender a "escolha" da Jane Austen e aceitá-la por completo. 
     Por fim, não vejo como minha experiência inicial com a autora poderia ter sido melhor. Acabei o livro com vontade de ler mais coisas dela e com certeza em 2015 lerei muito mais de sua obra e espero que me apaixone tanto quanto me apaixonei por essa. 


Sinceramente espero que vocês tenham gostado da ideia e que tentem colocá-la em prática na sua vida literária e possivelmente até no seu blog, quem sabe né?!
Beijos.

36 comentários:

  1. Adorei a ideia. Se me permite, vou "roubá-la", bom, mais ou menos. Sua ideia me deu a ideia de, sempre que ler algo de um autor que não conhecia, falar como foi a experiência de leitura, como o autor constroi a história... coisas do tipo. Sou louca para ler tudo da Jane Austem, mas me falta os livros e dilmas para comprá-los. Espero que você consiga cumprir essa meta maluca de ler um clássico ao mês.
    Um beijo grande

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode "roubar" sim, fico sempre feliz em motivar as pessoas com metas literárias e tudo o mais, e fico feliz que você tenha chegado até aqui no blog e obrigada pelo comentário!
      Beijão :)

      Excluir
  2. Oi, tudo bom?
    Que projeto legal, é uma forma também de incentivar a leitura desses clássicos, né?
    Adorei, tomara que você consiga cumprir as metas que estabeleceu *-*
    Sucesso! Beijo!
    http://resenhandoaarte.blogspot.in/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem sim e você como está lindona?
      Pois é, penso exatamente assim quanto a esse projeto e estou muito feliz com ele :)
      Obrigada e beijos!

      Excluir
  3. Oi, Willma!
    Muito legal esse seu projeto, penso em talvez adotar ele também, afinal não leio muitos clássicos.
    Tenho uma enorme vontade de ler algo da Jane Austen, são tantos elogios aos livros dela que sou super curiosa, mas eu iniciaria a minha experiência com autora por Orgulho e Preconceito. Pode parecer clichê, mas é porque eu sou louca pra ler esse livro desde que vi o filme pela primeira vez e me apaixonei pelos personagens.A Abadia de Northanger eu ainda não conhecia, e apesar da sua boa experiência com ele, não me chamou tanto a atenção.

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como eu falei no post acho que o segredo para começar bem com um autor clássico é a obra que você irá escolher, se você já tem um certo carinho por Orgulho e Preconceito sem dúvida deve começar com ele.
      Enfim, espero que você leia e goste muito hahaha
      Obrigada pelo comentário!
      Beijos,

      Excluir
  4. Oii Wilma, que bacana esse seu projeto. Queria muito conseguir ler clássicos, mas no momento eu não me dou nada bem com eles kkkkk Quero muito ler alguma coisa da Jane Austen algum dia, vejo inúmeros elogios às obras dela. Não me interessei por esse "A abadia de northancer", mas wuem sabe eu não me interesse algum dia kkkk
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou do projeto e espero sinceramente que algum dia você consiga ler os clássicos que tanto quer e obras da Jane também :) hahaha
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá, Wilma. Adorei o projeto e depois irei procurar saber mais dele, quem sabe eu não participo. Nunca li nada da Jane Austen, apesar de que eu tenho um combo de três livros em um dela, mas sempre que pego ele para ler, simplesmente não consigo. Espero que em 2015 seja uma de minhas primeiras leituras. Ótima resenha, o livro me parece ser muito bom.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou adorando o projeto também e estou muito empolgada :)
      Espero que logo logo você consiga ler não só a Jane Austen como também vários outros autores clássicos :)
      Beijos!

      Excluir
  6. Preciso ler Jane Austen, sempre ouço falar muito bem dela! rss

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa mesmo hahaha acho que todo leitor em algum momento precisa de um contato com Jane Austen :)
      Beijão!

      Excluir
  7. Ai Deus, que vergonha! EU NUNCA LI JANE AUSTEN >.<
    Oi Wilma, tudo bom?
    Acho que esse projeto é para mim, hein? HUAHAUAH eu sou doido para ler essas obras da autora e sempre vejo vários blogueiros falarem muuuuuito bem dessa autora, sou doido para ler clássicos então acho que irei começar a apostar na autora. Espero juntar um dinheirinho e comprar logo esta maravilha para mim <33

    Beeeijos!
    Luan || Um Grande Vício Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem sim e você como está?
      Que vergonha que nada, quem sabe você não lê alguma obra dela nesse ano de 2015? nunca é tarde na literatura :)
      Beijão!

      Excluir
  8. Esse projeto é perfeito, espero que de certo e que vc conheça muitos e muitos autores.
    Eu não li Austen ainda, vergonhe me define kkkk, mas morro de vontade, só falta eu ter tempo, vida corrida mal to conseguindo ler direito. E para os clássicos eu gosto de ler com calma, sem pressa, sem interrupções
    http://contodeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do projeto =)
      Concordo, acho que livros clássicos demandam mais tempo, muita calma e é bom lê-los quando você realmente está com tempo para se dedicar um pouco mais.
      Enfim, espero que logo logo você consiga ler a Jane Austen!
      Beijos.

      Excluir
  9. Gente
    que vergonha nacional!
    nao li nada da Jane ainda (to doida por emma e orgulho e preconceito) e olha que nem é caro de comprar
    preciso criar é coragem, isso sim
    adorei sua ideia, fiquei com vontde de copia-la
    sua analise foi muito boa, e eu fiquei com curiosidade para ler :D
    adorei conhecer seu blog, de quebra
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que vergonha que nada, na literatura tudo tem tempo, aposto que quando você pegar Emma e/ou Orgulho e Preconceito para ler você vai adorar. (pelo menos eu espero hahaha)
      Adorei o comentário.
      Beijão!

      Excluir
  10. Adorei a ideia do seu projeto, bem legal, vai ser uma ótima oportunidade para eu conhecer mais clássicos, já que ainda não li nenhum deles. Depois de ter visto muita gente falando super bem da Jane Austen, resolvi que precisava ler algo dela. Comprei uma edição linda com Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e Persuasão, mas ainda não li. Estou muito ansiosa, espero gostar bastante dessa autora. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do projeto :)
      Espero que você consiga ler vários clássicos e que se apaixone por Jane Austen!
      Obrigada pelo comentário.
      Beijos.

      Excluir
  11. Adorei sua resenha e seu blog! Inscrito!
    Espero que passe e de uma olhada no meu!
    http://historiasinacabaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa fico muito feliz com isso :)
      Claro que vou dá uma olhada!
      Beijos.

      Excluir
  12. Eu amei a ideia desse post, Wilma! :) Acho que devia ter começado a ler Jane Austen por esse livro, que parece bem mais interessante do que Orgulho e Preconceito, que foi o que eu li. Achei parado demais, não é o tipo de livro que eu gosto. Mas, apesar disso, deu pra perceber que Jane merece todo o prestígio que tem, pois é uma excelente autora!

    PS: tá rolando um sorteio do livro A Garota que Eu Quero, lá no blog! Pra participar é bem simples: basta ser seguidor! Corre lá!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2014/11/promocao-ano-novo-livro-novo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como eu falei sabe se você não começa pelo "livro certo" muitas vezes acaba criando um certo distanciamento do autor, principalmente ser for clássico, você reconhece que ele merece o status que tem mas você não consegue gostar, sei como é isso :(
      Fico feliz que tenha gostado da ideia do blog e COM CERTEZA VOU PARTICIPAR DO SEU SORTEIO (vai que eu ganho né?) hahahaha
      Beijão!

      Excluir
  13. Oi!
    Que ideia boa você teve! Como sou fã da Jane Austen adorei sua escolha para o primeiro post, mesmo que A Abadia de Northanger não seja meu livro preferido da autora... Espero que goste dos outros também, caso decida ler :)
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ler sim e a medida que for lendo pretendo fazer resenha aqui no blog :)
      Beijos!

      Excluir
  14. A abadia é um dos meus livros favoritos de Jane Austen. Gosto da maneira com que é divertido e um pouco mais aberto na ironia da autora quanto aos costumes da época, que é menos claro em outros livros. Se quiser mergulhar mais no mundo de Jane Austen, indico mt a websérie The Lizzie Bennet Diaries, que é uma adpatação fantástica de Orgulho e Preconceito (tem tudo no YouTube legendado) e o livro Emma, que é o meu preferido dela :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que bom saber que você também gosta de A Abadia <3 hahaha
      Obrigada pelas dicas sobre a Jane e quero mesmo ler Emma :)
      Beijão!

      Excluir
  15. Até hoje não terminei o primeiro livro da Jane Austen, Amor e Preconceito, mas um dia eu consigo finalizar a leitura. Não sei, mas a história parece ótima, só não consigo terminar, falta motivação no momento da leitura.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    Se quiser seguir meu blog avisa que te sigo de volta.

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li nada da Jane Austen, mas quero ler nessas férias. Não sei por qual livro começar, haha.
    Sucesso com o blog, beijos!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa por aquele que tem uma história que mais te chama atenção, ou que mais te deixa curioso, geralmente dá certo :)
      Obrigada e sucesso ai também!
      Beijos.

      Excluir
  17. Ameeeeei seu blog!!
    Já estou seguindo, beijos ♥♥

    http://leitoresesuasmanias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que amor, fico tão feliz que tenha gostado :)
      Obrigada!
      Beijos.

      Excluir
  18. Gostei bastante de sua ideia, Wilma. Muito legal mesmo.
    Deu pra ver em sua Tag do natal que você gosta mais de um suspense, terrorzinho, ficção do que romance. Eu já sou uma eterna romancista. Sangue romântico. E culpo a tia Jane por isso,rs. Jane Austen é minha diva romântica. Amo de paixão;)
    Tenho o livro das Abadia, mas nunca o li. Quem sabe ele não é meu próximo finalmente li, Rs.

    Bjos,
    Bee.
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico realmente muito feliz!
      Eu até gosto de alguns romances mas com certeza não é meu gênero preferido, nem ao menos "queridinho" hahaha a não ser que tenha um bom drama de fundo, nesse caso geralmente gosto :)
      Espero muito que você leia a Abadia <3
      Beijos!

      Excluir
  19. Hey!
    Adorei a ideia!
    Sou louca pra ler Jane Austen! Gostei da indicação, nunca tinha lido uma resenha de A Abadia Northanger :D
    Adorei o blog!
    Beijos
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir